Marcos Pontes aqui no campus!
Marcos Pontes aqui no campus!
Para aqueles que não viram:
Notícias
Astronauta Marcos Pontes visita centros de tecnologia em São Carlos
O astronauta brasileiro Marcos Pontes visitou, nesta segunda-feira, dia 28, centros de ciência e tecnologia em São Carlos, a convite do coordenador local do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), Sérgio Mascarenhas. O objetivo da visita é planejar projetos de pesquisa conjuntos nas áreas de física, aeronáutica e fisiologia.
De manhã, Pontes participa de uma reunião de trabalho com pesquisadores no IEA e conhece laboratórios e instalações de pesquisa no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), entre eles o relógio atômico. Às 15h o astronauta visitou a unidade de Instrumentação Agropecuária da Embrapa e parte, em seguida, para Brasília, onde receberá homenagem do governo federal, nesta terça, dia 29.
Na quarta-feira, dia 30, Pontes estará novamente na cidade e participará, às 14 horas, junto com outras autoridades políticas e científicas, de cerimônia em homenagem aos 80 anos de Mascarenhas, no auditório do IFSC. Antes, o astronauta fará visitas técnicas à empresa Opto Eletrônica (8h), ao Departamento de Engenharia Aeronáutica no campus II da USP (9h30) e dará uma entrevista coletiva à imprensa, às 11h15, no Hotel Anacã.
Nessa entrevista, Pontes irá divulgar os resultados das visitas realizadas em São Carlos e comentará as perspectivas para o lançamento de programas de pesquisa nos quais irá atuar como pesquisador junto a grupos de ciência e tecnologia da USP, da Embrapa e da Universidade Federal de São Carlos (USP).
Pontes, que foi piloto de caça e é tenente-coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), tornou-se o primeiro astronauta/cosmonauta brasileiro a ir ao espaço, em 30 de março de 2006. Ele partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, levando 8 experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade e retornou no dia 8 de abril, com a nave Soyuz TMA-7. A viagem custou aos cofres públicos cerca de 40 milhões de reais, entre pagamento da viagem e oito anos de treinamento na NASA.
Fonte: Francisco Belda
Andrés- Admin
- Número de Mensagens : 865
Idade : 35
Localização : São Carlos
Data de inscrição : 08/04/2008
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos